segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rio + 20

Tratando o tema sustentabilidade, podemos observar alguns pontos discutidos na Rio+20, importante conferência organizada pelas Nações Unidas, que ocorreu entre 13 e 22 de Junho de 2012, no Rio de Janeiro. Originou um documento acordado ente 188 nações, o qual previa a cooperação internacional sobre o desenvolvimento sustentável.  (ONU, 2012)

Participaram da Conferência governos, empresários e também a sociedade civil, com o objetivo de tomar ações concretas com relação à implementação da energia sustentável. Os compromissos assumidos durante a Rio + 20 incluem 50 bilhões de dólares, que ajudarão um bilhão de pessoas a ter acesso a energia sustentável.  (ONU, 2012)

Mais de 50 governos, entre eles, da África, Ásia, América Latina e pequenas ilhas estão desenvolvendo programas energéticos para atingir os objetivos da iniciativa até 2030, que são: assegurar acesso a energia; dobrar a eficiência energética; e dobrar o compartilhamento de energia renovável.

Empresas e investidores comprometeram-se com mais de 50 bilhões de dólares para alcançar os três objetivos da iniciativa, como:
  • d.Light Design, um empreendedor social, está comprometido em oferecer lampadas solares para 30 milhões de pessoas em mais de 40 países até 2015.
  • Gana, um dos primeiros países parceiros da iniciativa, está desenvolvendo um plano de ação nacional de energia para apoiar a capacidade de desenvolvimento e mecanismos inovadores de financiamento.
  • Sinopec, a quinta maior companhia do mundo, prometeu um bilhão de dólares em compromissos para melhorar a pegada ambiental e a energia da empresa até 2015, o que inclui reduzir o consumo de água e as emissões de resíduos, aumentando a eficiência energética.
  • Os Estados Unidos anunciaram que proverão dois bilhões em subsídios, empréstimos e garantias de empréstimos para o desenvolvimento de políticas e regulamentação, parcerias público-privadas em tecnologia energética, além de empréstimos e garantias de empréstimos para impulsionar o investimento privado em tecnologia de energia limpa.
A participação de empresas teve grande destaque durante a Conferência. A Microsoft se comprometeu em alcançar a neutralidade de carbono por meio de ações compensatórias, a Unilever lançou um movimento para reduzir o impacto dos gases de efeito estufa de seus produtos, a Nike prometeu alcançar a meta de zero descarga de substâncias químicas perigosas em toda sua cadeia de suprimentos até 2020, e ainda 23 companhias prometeram transparência e divulgação de seus impactos sobre as mudanças climáticas. (ONU,2012)
A Rio + 20 gerou grande impacto na mídia mundial. Mais de 4 mil jornalistas cobriram a conferência e, mundialmente, mais de 160 mil matérias foram publicadas sobre a Conferência. De modo virtual, 50 milhões de pessoas compartilharam ou visualizaram ideias e pensamentos sobre desenvolvimento sustentável e mais de um bilhão de hashtag foram geradas no Twitter com #Rioplus20, além de mais de um milhão de pessoas no Facebook. (RIO 20, 2012)